Rios
Amazonas
Solução proposta para sistematização de pontes flutuantes em comunidades e territórios que alagam. A solução é um refinamento e melhoria das estratégias já utilizadas pela população. O projeto foi instalado em algumas comunidades de Manaus e exposto no Pavilhão Paraguaio da Bienal de Arquitetura de Veneza, buscando provocar reflexões aos visitantes sobre a necessidade de ampliar as investigações sobre as arquiteturas flutuantes na Amazônia
A solução de implementação de pontes flutuantes para facilitar o acesso de comunidades ribeirinhas às suas casas surgiu como uma resposta aos desafios enfrentados por essas comunidades. A sazonalidade dos rios, que causava inundações e dificultava o acesso. Para abordar esse problema, foram desenvolvidas pontes flutuantes que se adaptam às mudanças no nível da água, permitindo o acesso contínuo das comunidades às suas casas. Essas pontes oferecem uma solução mais prática e econômica para lidar com alagamentos causados pelas cheias dos rios, garantindo acesso seguro e contínuo às residências ribeirinhas.
A solução utiliza elementos e materiais naturais, como a flutuação da água, para enfrentar os desafios das comunidades ribeirinhas. Em vez de depender exclusivamente de estruturas artificiais, as pontes flutuantes se adaptam de maneira flexível às condições naturais. Além disso, essa proposta foi desenvolvida a partir das soluções já implementadas por comunidades locais, estabelecendo melhorias a partir do diálogo com a população.
Localização
Manaus- AM
Contato
Colectivo Aqua
colectivoaquaalta@gmail.com
Benefícios Ecológicos
Redução de concentrações de poluentes em águas contaminadas; Valorização e preservação da flora regional; restauração os ecossistemas aquáticos.
Benefícios Sociais
Melhoria da qualidade de vida da comunidade ao reduzir a contaminação da água; Geração de oportunidades de trabalho para a comunidade local envolvida na implementação e manutenção das unidades de fitorremediação.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.