Alimentação
Amazonas
Voluntários do primeiro bairro indígena da capital amazonense, o Parque das Tribos, criaram a Cozinha Boca da Mata para distribuir comida, sobretudo para indígenas, resgatar saberes ancestrais e ainda discutir assuntos como o papel da mulher indígena, além de formações sobre os povos originários. A iniciativa é protagonizada pela população local que viu na cozinha comunitária uma forma de enfrentar questões de insegurança alimentar.
Nos últimos anos a fome no Brasil tem se agravado de forma alarmante, a Cozinha Boca da Mata nasceu em resposta aos impactos da covid sobre a segurança alimentar na comunidade Parque das Tribos. A população indígena que vive em contexto urbano também sofreu os impactos da segunda onda da covid-19 em Manaus, que enfrentou um colapso devido à falta de oxigênio na rede de saúde em janeiro de 2021. Foi como resposta a esse contexto que a cozinha comunitária surgiu.
A iniciativa busca combinar a celebração da gastronomia tradicional com a defesa do direito à alimentação de qualidade. Este projeto não apenas preserva as raízes ancestrais através da culinária, mas também colabora com a geração de renda para as mulheres mães da comunidade. Além disso, a cozinha comunitária aborda a questão da insegurança alimentar no Brasil, onde milhões de pessoas passam fome. Com planos para a construção de uma casa de farinha e outros projetos futuros, o projeto exemplifica uma solução multifacetada que, por meio do diálogo e da ação, visa construir uma sociedade mais saudável e equitativa.
Localização
Manaus – AM
Iniciativa
Renata Peixe-Boi
Cozinha Boca da Mata
Contato
Benefícios Ecológicos
Alimentação de qualidade; articulação e fortalecimentos de pequenos produtores locais, assegurando assim a manutenção dos seus territórios.
Benefícios Sociais
Combate a fome; resgate cultural; Construção de uma sociedade equitativa.
Participação comunitária
Diálogo, mobilização e engajamento dos moradores; doação de insumos ou de tempo.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.