Bioconstrução
Amazonas
Desenvolvida em parceria com a comunidade, a biblioteca utiliza materiais locais e reciclados para reduzir impactos ambientais e valorizar a cultura regional. O projeto promove encontros, debates, tratamento de resíduos e reciclagem, fortalecendo a conscientização ambiental na comunidade.
No lago Mamori, onde a população é de cerca de dois mil habitantes, muitos deles crianças, a equipe envolvida no projeto identificou que um dos principais problemas estão ligados às tecnologias e materiais de construção industrializados. A introdução desses materiais e técnicas construtivas externas resultou em tipologias arquitetônicas que não se adequam às condições climáticas locais, comprometendo a qualidade de vida da comunidade. O projeto surge nesse contexto, buscando conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação e proteção do ecossistema.
Essa iniciativa é uma Solução Comunitária Baseada na Natureza, pois se inspira no caráter adaptativo e cooperativo dos ecossistemas naturais, utilizando elementos construtivos de uma tipologia arquitetônica adequada às condições climáticas locais e a promoção de adaptação climática.
Localização
Lago Mamori, Manaus – AM
Iniciativa
Atelier Marko Brajovic
Contato
atelier@markobrajovic.com
Benefícios Ecológicos
Construção civil sem impactos ambientais severos; Redução da poluição local a partir do tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.
Benefícios Sociais
Educação ambiental; Promoção de métodos construtivos sustentáveis; Atendimento às crianças ribeirinhas.
Participação comunitária
Potencial identificado: A comunidade pode colaborar ativamente na construção da biblioteca. Compreendemos que o projeto possui abertura para organização de encontros e debates na biblioteca, promovendo um espaço de troca de conhecimentos e reflexões. A comunidade também pode assumir a responsabilidade pelo tratamento adequado de resíduos e pela prática da reciclagem, contribuindo para a preservação do ambiente.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.