Alimentação
Pará
Oportunizar às famílias melhores condições de vida e incentivo a preservação do meio ambiente, através de cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais, visando contribuir para a melhoria do padrão de vida e segurança alimentar em termos nutricionais e incentivo a geração de renda. Foram atendidas 50 famílias diretamente e indiretamente, 250 pessoas, que receberam capacitação básica e orientações referentes às atividades a serem implantadas em seus referidos quintais.
Em parceria com o BASA o Centro Educacional e Social de Marituba desenvolveu o Projeto Quintais Produtivos. As atividades produtivas foram desenvolvidas nos quintais das famílias selecionadas. Neste local também foram desenvolvidas as atividades de campo como: capacitação técnica e cento de apoio para produção de mudas de hortaliças, para realização do fomento para as famílias.
Essa solução pode ser considerada uma solução comunitária baseada na natureza porque promove o cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais nos quintais das famílias, incentivando a preservação do meio ambiente e contribuindo para a melhoria do padrão de vida, segurança alimentar e geração de renda das comunidades. Ao envolver as famílias diretamente, ela se baseia em práticas agrícolas sustentáveis e fortalece o vínculo com a natureza, além de oferecer benefícios nutricionais e econômicos à comunidade local.
Localização
Marituba – PA
Iniciativa
Centro Educacional e Social de Marituba
Benefícios Ecológicos
Resguardo de espaços verdes com proteção de vegetação nativa; melhoria na qualidade do solo.
Benefícios Sociais
Desenvolvimento local a partir da inclusão comunitária; melhorias econômicas para população de baixa renda; segurança alimentar.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.