Alimentação
Pará
Esta solução é um exemplo de hortas comunitárias que ajudam a solucionar desafios de insegurança alimentar enfrentados pela população local. Esta ação visa promover a proteção às áreas verdes produtivas, promovendo desenvolvimento econômico e social para as comunidades.
As iniciativas de implementação de horta comunitária pelas comunidades periurbanas surgiram a partir de uma organização comunitária dos moradores como estratégia de utilização de áreas verdes e resposta aos desafios de insegurança alimentar enfrentados pela população local, assim como a consolidação de práticas importantes para a comunidade. Além disso, essas ações buscam proteger áreas verdes produtivas e promover o desenvolvimento econômico e social local.
Esta iniciativa é uma solução comunitária baseada na natureza, uma vez que se inspira na capacidade de provisão da natureza, promovendo serviços ecossistêmicos através de práticas agrícolas sustentáveis que fornecem alimentos para a comunidade e contribuem para a melhoria da qualidade do solo. Essa abordagem representa uma forma inteligente e equilibrada de utilizar os recursos naturais.
Localização
Ananindeua – PA
Iniciativa
Comunidades Quilombolas do Abacatal, Curuçamba, com apoio do Emater
Contato
Socorro Aleixo: 91 99102-1716
Benefícios Ecológicos
Resguardo de espaços verdes com proteção de vegetação nativa; melhoria na qualidade do solo.
Benefícios Sociais
Desenvolvimento local a partir da inclusão comunitária; melhorias econômicas para população de baixa renda; segurança alimentar.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.