Alimentação
Amazonas
O Puxirum do Bem Viver é um coletivo independente que atua na cidade de Manaus voltado às lutas de agroecologia e justiça social, tendo como foco imediato a segurança/ autonomia alimentar e, a longo prazo, a soberania alimentar de povos indígenas vivendo em contexto citadino.
Surgiu em resposta à crise pandêmica que afetou gravemente os povos indígenas do Amazonas. Focado em agroecologia e justiça social, o coletivo concentra-se na segurança alimentar e, a longo prazo, na soberania alimentar das comunidades indígenas que vivem em contexto urbano. Eles arrecadam doações financeiras para comprar alimentos orgânicos de produtores agroecológicos locais, montando cestas para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, colaboram na construção de hortas, composteiras e têm a meta de criar cozinhas comunitárias, visando à autonomia e segurança alimentar dessas comunidades.
Ao valorizar a produção de alimentos sem agrotóxicos e ao criar hortas e composteiras, o coletivo se alinha com práticas que respeitam os princípios e ciclos naturais. Além disso, busca fortalecer a autonomia das comunidades indígenas em relação à sua alimentação, reduzindo a dependência de alimentos processados e industrializados, o que, por sua vez, contribui para a preservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, em harmonia com a natureza.
Localização
Manaus – AM
Iniciativa
Coletivo Puxirum do Bem Viver
Contato
Benefícios Ecológicos
Promoção da Agroecologia; consolidação das áreas verdes com a implantação de Hortas e Compostagem; Preservação da Biodiversidade
Benefícios Sociais
Redução de Alimentos Processados; Melhoria da Qualidade de Vida; segurança alimentar; geração/complementação de renda.
Participação comunitária
Participação nos grupos de mobilização, oficinas, capacitações, assim como parceria nas ações práticas nos territórios.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.