Esgotamento Sanitário
Pará
É uma solução de sanitização ecológica que transforma excrementos humanos em fonte de nutrientes para o solo por meio de processos de sanitização via compostagem. Consiste em um banheiro seco com um recipiente isolante de 200 litros, instalado acima do solo em uma estrutura de madeira fixada por hastes, garantindo que o movimento das águas não cause o tombamento ou extravasamento dos dejetos
A implementação de banheiros ecológicos nas ilhas de Belém é uma resposta crucial às comunidades ribeirinhas que enfrentam a falta e a dificuldade de acesso ao esgotamento sanitário devido à dispersão populacional e à sazonalidade de alagamentos. Essa iniciativa visa mitigar a contaminação da água e promover uma gestão sustentável dos resíduos, melhorando as condições de higiene e saneamento, especialmente para famílias de baixa renda.
Esta solução promove a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo, em que soluciona problemas relacionados à falta de saneamento básico em áreas de várzea da Amazônia. É uma alternativa de baixo custo para o tratamento de resíduos, podendo ser replicado em diferentes contextos e territórios.
Localização
Comunidade Furo Grande, Ilha das Onças, Belém – PA
Iniciativa
Vânia Neu
Contato
bioneu@yahoo.com.br
Benefícios Ecológicos
Redução da contaminação da água e do solo; transformação de resíduos em nutrientes; gestão sustentável dos resíduos.
Benefícios Sociais
Diminuição de doenças de veiculação hídrica; melhoria das condições de saúde; replicabilidade da solução; inclusão e promoção de dignidade básica
Participação comunitária
Os moradores participaram da identificação de problemas; planejamento e execução, assim como foram capacitados para utilizar e replicar essa iniciativa.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.