Acesso à Água
Pará
Instalação de dois sistemas-modelo, que abastecem coletivamente dois núcleos familiares. Na Ilha Grande, o modelo proposto abastece cerca de 20 ribeirinhos e possui caixa d’água superior de 500L e inferior de 310L e como barreiras sanitárias quatro reservatórios de autolimpeza e dois filtros. Apesar de rústica, esta iniciativa foi uma ação exitosa, posto que atendeu parte das necessidades de água potável da família em questão.
Em Belém, onde a qualidade da água é um desafio e as ilhas enfrentam dificuldades significativas no acesso à água potável, a criação de soluções comunitárias para o aproveitamento da água da chuva é fundamental. Essas soluções oferecem uma fonte alternativa de água potável, reduzindo a dependência de fontes de água com problemas de qualidade, como poços contaminados. Elas melhoram a segurança hídrica e atendem às necessidades das comunidades locais, representando uma abordagem sustentável para superar os desafios de abastecimento de água na região, especialmente nas ilhas.
A experiência se mostra uma grande contribuição no campo das Tecnologias Sociais, que empenhada em propor soluções simples, potencialmente replicáveis, buscam promover o acesso à água aos ribeirinhos das ilhas de Belém.
Localização
Ilhas de Belém – PA
Iniciativa
Universidade Federal do Pará; Núcleo de Meio Ambiente; Engenharia Civil (Itec – Ufpa)
Contato
numa@ufpa.br
rlrmendes@yahoo.com.br
Benefícios Ecológicos
Segurança hídrica; uso eficiente de recursos naturais; apresenta uma abordagem sustentável, na medida que utiliza um potencial da região.
Benefícios Sociais
Redução de risco à saúde; melhoria na qualidade de vida; fortalecimento da comunidade; redução de despesas e geração de renda; possibilidade de replicação
Participação comunitária
A comunidade participou das etapas de pesquisa, mapeamento de desafios e testou o protótipo das soluções.
Investimento
Links relacionados
Esta plataforma surgiu da coalizão REDE INTERAÇÃO – SOMECDH formada para desenvolver o projeto “Engajamento Urbano na Agenda Climática” com o apoio da HIVOS no âmbito da aliança Vozes pela Ação Climática – VAC.